Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam esta semana, em Minas Gerais, mais um trabalho de pesquisa que direcionará os cálculos dos custos de produção. O produto escolhido desta vez foi o leite, nos municípios de Passos, Patos de Minas e Pompéu.
No trabalho da equipe serão levantadas informações para atualização/apuração dos coeficientes técnicos, dos insumos utilizados, das máquinas e equipamentos, dos serviços, e demais itens que compõem os pacotes tecnológicos dos sistemas de produção, para o levantamento presencial dos custos de produção do leite.
O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele, são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.
Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Além disso, servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Fonte: CONAB