Reunião entre SAA e Agropolo Vale debate ações voltadas à transformação do agronegócio
Inovações e tecnologias que geram sustentabilidade e competitividade ao agronegócio paulista foram os temas principais da reunião entre o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Pagliuca, e o fundador do Agropolo Vale, Luís Fernando Massari, na manhã desta segunda-feira (4), na sede da Pasta. O encontro ainda teve como finalidade conhecer as ações de APL (Arranjo Produtivo Local) do projeto que é focado no mercado de fornecedores, produtores, processadores e logística do agro.
Segundo Luís Fernando Massari, a iniciativa do projeto Agropolo Vale intensifica a transformação do agronegócio por meio da incorporação de tecnologias aos sistemas produtivos de consumo com enfoque no crescimento da agricultura, através da sustentabilidade econômica, social e ambiental, proporcionando valor ao setor.
Para o chefe de gabinete, José Pagliuca, a reunião serve para o alinhamento para uma possível parceria da SAA. “Esse projeto de inovação e tecnologia poder impulsionar o agro por diversas frentes”.
Outro projeto apresentado durante a conversa foi o ‘Rede transformação ESG em alimentos no campo’, que visa a aplicação de metodologia de inovação aberta e criação de plataforma para integração, ensino e fornecimento de tecnologias de transformação digital para maior eficiência no campo, e promove a sustentabilidade alinhada ao conceito ESG.
Durante a reunião foi entregue ao chefe de gabinete um convite para visitar as instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde está localizado o projeto Agropolo Vale.
Estiveram presentes no encontro o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes, o diretor geral do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate, a coordenadora de projetos – APL Agro, Giane Santos, e o diretor de Desenvolvimento e Inovação, Marcelo Nunes.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo