O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (17), com representantes do setor da borracha.
O encontro, que aconteceu na sede da Pasta, teve o objetivo de discutir o panorama atual da cadeia produtiva da heveicultura no estado.
São Paulo é o maior produtor de borracha do País. Por ano, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA – APTA), a produção paulista é de aproximadamente 227 mil toneladas. Isto representa cerca de 68% do mercado nacional.
Para desenvolver ainda mais o setor, na reunião, foi estudada a definição da certificadora oficial do selo de qualidade da borracha. O secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, pontuou que é fundamental o prosseguimento com a viabilização de um termo de cooperação entre os Institutos de Pesquisas e a iniciativa privada.
Também, foram pautadas medidas preventivas fitossanitárias na importação de borrachas, para preservar a produção do seringal brasileiro contra fungos de origem asiática. Segundo os representantes, cerca de 90% do produto importado tem São Paulo como principal mercado.
Vale destacar que, recentemente, (15/08), houve uma alteração da alíquota de importação, que passou de 3,8% para 10,8%. A medida tem como objetivo fortalecer a cadeia nacional e valorizar a heveicultura do país.
Estiveram presentes os coordenadores de Relações Institucionais, José Luiz Fontes; da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim; das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria; o presidente da Câmara Setorial da Borracha, Roberto Quartim Barbosa; o presidente da Apotex Brasil, Jose Joao Auad Júnior; o professor e pesquisador da UNESP de Botucatu, Dr. Edson Furtado; e a Eng. Agrícola e Pesquisadora na APTA Colina, Dra. Elaine Piffer.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo