Agronegócio brasileiro tem 1 milhão de produtores rurais que fazem parte de mais de mil cooperativas. Os dados são Organização das Cooperativas Brasileiras.
Na manhã desta quarta-feira (9), durante a comemoração do 64º aniversário da Coopinhal e homenagem a Nossa Senhora do Café, em Espírito Santo do Pinhal, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo reforçou seus laços com o cooperativismo paulista.
Ao lado do presidente da Coopinhal, Henrique Galluci, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, e o secretário executivo, Marcos Renato Böttcher, participaram da cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença de autoridades municipais, cooperados e apreciadores de cafés especiais.
Na ocasião, Junqueira anunciou que as reformas na Casa da Agricultura do Espírito Santo do Pinhal deverão começar em breve.
O secretário reforçou ainda a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio. “A cooperativa nasce para ajudar as pessoas. Nesse modelo de trabalho que aproxima interesses em comum, tratamos as pessoas com respeito, dignidade e conseguimos ajudar os que mais precisam. Agradeço a presença de todos os cooperados nesta comemoração histórica”, concluiu Junqueira.
O evento é parte da agenda da 2ª Exposição Agrícola Coopinhal, que acontece até o dia 12 de agosto. Na região de Pinhal, há aproximadamente 950 produtores que plantam café em pequenas propriedades.
Sobre a Coopinhal
Fundada em 9 de agosto de 1959, com sede no Espírito Santo do Pinhal, a Coopinhal – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal, possui 505 cooperados, distribuídos entre os dezoito municípios que compõem a sua área de abrangência.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo