Candidato deve ter experiência em ao menos duas das seguintes áreas: química de alimentos, análises físico-químicas e extração, caracterização e/ou avaliação de proteínas (crédito: Antonio Carriero/Ital)
Oportunidade é ligada a Engenharia, Tecnologia ou Ciência de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até segunda-feira (31) para o processo seletivo de uma bolsa de pós-doutorado dedicada a novas fontes de proteínas vegetais com funcionalidade tecnológica e nutricional. O selecionado atuará no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Instituto, localizado em Campinas.
Vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, a oportunidade é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e terá duração até março de 2024, com valor mensal de R$ 9.047,40 isento de imposto de renda e reserva técnica de 15% do valor anual.
Além de graduado em Engenharia, Ciência ou Tecnologia de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins, o candidato deve ter doutorado finalizado em uma dessas áreas há menos de sete anos e não pode ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra instituição.
A vaga também exige conhecimento de ferramentas estatísticas e da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação, assim como produção científica em periódicos indexados e habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar. Será dada preferência a quem tiver experiência fora do Brasil e em ao menos duas das seguintes áreas: química de alimentos, análises físico-químicas e extração, caracterização e/ou avaliação de proteínas.
Além de se dedicar a projeto específico liderado pela pesquisadora Mitie Sônia Sadahira, que atua no Fruthotec e é pró-reitora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Ital, o bolsista deve colaborar em outros projetos relacionados à sua área de atuação, auxiliando inclusive na orientação e coorientação de alunos e na redação e revisão de trabalhos científicos, assim como contribuir para a transferência de tecnologia e conhecimento.
Sobre o Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos, localizado em Campinas/SP, é uma das instituições líderes em pesquisa aplicada na América Latina, exercendo papel central em inovação, pesquisa, desenvolvimento e assistência técnica especializada em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.
Fundado em 1963 como órgão público pioneiro no setor de tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
Atualmente o Ital opera centros tecnológicos especializados em carnes e produtos cárneos, cereais e chocolate, produtos lácteos, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e embalagem. Possui laboratórios de referência em microbiologia, química, física e análise sensorial de apoio a PD&I.
Certificado na norma ISO 9001, com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Ital também é laboratório credenciado pela Anvisa.
Saiba mais em http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.
Por Jaqueline Harumi
Assessoria de Imprensa – Ital
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do São Paulo