DESTAQUES DO DIA

Consumo doméstico é principal desafio do setor de carne bovina

O fraco consumo no mercado doméstico deverá continuar sendo o principal desafio da cadeia produtiva de proteína bovina nos próximos meses, segundo análise divulgada pelo Rabobank à imprensa na segunda-feira (03).

“Entendemos que a tendência de perda de poder de compra deve se manter neste ano, mesmo com maior oferta e preços menores de carne bovina, o que não deve permitir recuperação do consumo per capita”, escreveram analistas do Rabobank em relatório.

“Em termos de fundamento pode ser um fator de pressão negativa nas cotações do boi gordo.”

Além do baixo consumo doméstico, a desvalorização do boi gordo se deve ao aumento nos abates de fêmeas e maior estoque de machos, segundo o Rabobank.

Em maio, a participação média das fêmeas nos abates em Mato Grosso, estado com o maior rebanho de bovinos do país, superou a dos machos e chegou a 52,6%, forte aumento em relação às médias dos dois últimos anos (39,1% e 37,3%), segundo informações já divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Já na última quinzena de junho, a arroba do boi gordo passou a sinalizar recuperação no mercado futuro. “Esse cenário é resultado, principalmente, da restrição na oferta de bovinos terminados com o início da estiagem, que pode favorecer as cotações do boi gordo no mercado físico no segundo semestre”, disse o Imea em relatório divulgado na segunda-feira (03).

 

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Consumo doméstico é principal desafio do setor de carne bovina

error: Conteúdo protegido!