Nesta terça-feira (20), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, apresentou à Consulesa-Geral da China, Chen Peijie, a integrantes do Consulado Chinês e representantes de 56 empresas chinesas que atuam no Brasil, o Programa Agro Paulista + Verde, que define as diretrizes e objetivos estratégicos do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e contempla os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação.
O conteúdo apresentado inclui políticas públicas compatíveis com a importância do agronegócio paulista e prioriza o atendimento das demandas dos pequenos e médios produtores.
Foto: Agência Brasil China/Luan Medeiros
A apresentação ainda contou com um histórico da importância da China na balança comercial paulista, principalmente no que diz respeito à aquisição de produtos do agronegócio de São Paulo.
De 2000 a 2022, as exportações do agro paulista para a China cresceram de U$ 27 milhões para mais de U$ 7 bilhões.
O encontro reuniu secretários do Estado de São Paulo que apresentaram, a partir das ações de cada secretaria, as principais possibilidades de cooperação com a China.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Parcerias de Investimentos, Rafael Benini, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, o secretário executivo da SEMIL, Anderson Oliveira, o CEO do InvesteSP, Rui Gomes, o CEO da DesenvolveSP, Ricardo Brito.
Por Giuliano Lagonegro
Fonte: Assessoria de Comunicação SAA/SP