Nesta terça-feira (06), o pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi participou de uma reunião no Centro de Convenções em Concórdia, na Argentina.
O objetivo do encontro foi discutir sobre o projeto CITRIBAC, que estabelece procedimentos padronizados para o diagnóstico das bactérias causadoras ou associadas a três doenças dos citros: greening (HLB), cancro cítrico e clorose variegada dos citros (CVC) em países da América Latina, Caribe e Espanha; bem como estratégias de manejo mais eficazes, além da transferência de resultados para o setor produtivo e a capacitação e intercâmbio dos cientistas e grupos participantes. O projeto é financiado pelo Programa CYTED, que apoia o desenvolvimento científico e tecnológico de diversos países por meio da investigação científica conjunta e partilha de conhecimentos.
De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi o encontro foi importante para a transferência de conhecimento sobre as principais doenças bacterianas dos citros. “Durante a reunião, pudemos acompanhar os primeiros resultados já obtidos do projeto. Os profissionais não tinham o conhecimento técnico, pois não são todos os países que têm as três doenças. Com o treinamento que oferecemos aos pesquisadores e agentes de defesa vegetal de países da América Latina sobre identificação e manejo, os profissionais já estão capacitados para realizarem o diagnóstico e o controle das doenças. Essa experiência entre os profissionais foi fundamental para definirmos as próximas ações do projeto”, explica Bassanezi.
Os pesquisadores do Fundecitrus Franklin Behlau, Nelson Wulff e Silvio Lopes também fazem parte do projeto.
Participaram da reunião pesquisadores da Argentina, Espanha, Costa Rica, República Dominicana, Cuba, Uruguai e Colômbia.
Fonte: Fundecitrus