A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse na segunda-feira (22) que os novos casos de influenza aviária em aves selvagens confirmados no país não devem gerar impactos nas exportações brasileiras de carnes de frango.
No sábado (20), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmou mais dois casos da doença, elevando para cinco o número de confirmações de gripe aviária em aves silvestres.
A ABPA disse que os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores têm feito um importante trabalho para apresentar esclarecimentos aos diversos destinos importadores da proteína animal do Brasil.
“Também não há qualquer risco ao abastecimento de produtos, ao mesmo tempo em que a ABPA lembra que, segundo todos os órgãos de saúde internacionais, não há qualquer risco no consumo dos produtos”, disse a entidade em comunicado.
A associação reforçou que produtores da avicultura do Brasil devem manter a biosseguridade dos plantéis para evitar a doença.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil