Criar um mecanismo para remunerar os pequenos produtores através de sustentabilidade ambiental das propriedades e projetos ambientais para licenciamento e caracterização vegetal da área, foram apresentadas ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, na manhã desta sexta-feira (19), na sede da Pasta.
Junqueira se mostrou entusiasmado com as propostas apresentadas para a secretaria e comentou que o PSA será essencial para colocar em prática as sugestões de forma a beneficiar o pequeno e médio produtor. “O pagamento de serviços ambientais pode ser uma fonte de renda para a comunidade rural”.
O Pagamento de Serviços Ambientais – PSA, é uma forma de reconhecer e remunerar os benefícios que as áreas naturais e os ecossistemas proporcionam à saúde. Entre esses serviços estão inclusos os seguintes: a regulação do clima, a proteção da biodiversidade, a manutenção da qualidade da água, do solo e a prevenção de enchentes.
Estiveram presentes na reunião o secretário Executivo, Marcos Renato Böttcher, o coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes, o presidente do Sindicato Rural do município de Cruzeiro, Wander Luís Carvalho Bastos, o diretor do Departamento de Sustentabilidade Agroambiental, Luiz Gustavo de Souza Ferreira, o diretor do Sindicato Rural do município de Cruzeiro, Fernando Haddad Collard, o CEO da Compass, Thiago Batista dos Santos e o diretor de Inovações da Compass, Fábio Schorr Lescura.
Informações à imprensa:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(11)5067-0069
Por Eduardo Cruz
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo