(Divulgação / JBS)
A JBS USA anunciou na quarta-feira (03) a criação da JBS Sanitation, empresa de higienização de fábricas que fornecerá serviços para unidades da JBS USA e da Pilgrim’s nos Estados Unidos.
A decisão ocorre após uma investigação do Departamento do Trabalho do governo dos EUA descobrir que a empresa de higienização Packers Sanitation Services (PSSI), que prestava serviços para plantas frigoríficas de diversas empresas, incluindo Cargill e JBS USA, empregava uma centena de menores de idade entre 13 e 17 anos.
A JBS USA disse que cancelou contratos com a PSSI em várias instalações, incluindo os locais citados na denúncia do Departamento do Trabalho. A empresa e a Pilgrim’s também criaram uma linha direta interna para denúncias de atividade suspeita relacionada à presença de trabalhadores menores de idade.
“À luz das alegações preocupantes que ocorreram no setor, a JBS USA tomou a decisão de criar uma empresa que possa fornecer os mais altos níveis de segurança alimentar e garantia de qualidade, ao mesmo tempo em que adota os mesmos altos padrões de conformidade que adotamos na contratação de nossa própria força de trabalho da JBS USA”, disse o CEO da JBS USA, Wesley Batista Filho, em nota.
A JBS Sanitation inicia as operações imediatamente em dez unidades, mas também poderá implementar os serviços em outras fábricas caso os prestadores de serviços terceirizados não atendam aos padrões de auditoria e conformidade da JBS USA.
A JBS USA disse que a JBS Sanitation, em parceria com o sindicato de trabalhadores United Food and Commercial Workers International Union (UFCW), oferecerá salários competitivos e benefícios aos trabalhadores, criando centenas de empregos em todo o país norte-americano.
Os integrantes das equipes da JBS Sanitation e seus filhos serão elegíveis para receber educação universitária gratuita como parte do programa Better Futures, da JBS USA.
“As revelações sobre trabalho infantil entre subcontratados em frigoríficos são simplesmente inaceitáveis, e tem sido animador ver a disposição da JBS USA de agir proativamente para resolver esta situação”, disse o presidente internacional do UFCW, Marc Perrone, em nota divulgada pela JBS USA.
“Acreditamos firmemente que um contrato sindical sólido é a solução para a atuação de qualquer trabalhador do setor, e estamos satisfeitos com a parceria com a JBS USA para a operação de limpeza interna em várias instalações em todo o país, o que significa que os trabalhadores do setor agora receberão os mesmos salários, benefícios e proteções que os outros profissionais ligados ao sindicato nessas instalações.”
O presidente da JBS Sanitation será Wilson Herrera, que está há 17 anos no setor, com experiência em recursos humanos e questões de conformidade. Herrera liderou recentemente o RH corporativo da JBS USA Pork e também atuou como presidente do Comitê de Higienização da JBS USA e da Pilgrim’s, que foi encarregado de identificar soluções em resposta às alegações de uso de trabalho infantil por fornecedores terceirizados.
Alfred Al Almanza, diretor global de segurança alimentar e garantia de qualidade da JBS Global, atuará como diretor de serviços técnicos da JBS Sanitation.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil