Transcorridos, em termos de dias úteis, exatos 50% do mês de abril, as exportações brasileiras de carne de frango in natura já alcançam quase 60% do total exportado um ano atrás. Devem representar novo recorde para o quarto mês do ano.
Na segunda semana do mês (9 a 15, cinco dias úteis), completando os nove dias úteis da primeira quinzena, foram embarcadas perto de 100 mil toneladas, resultado que adicionado aos primeiros embarques de abril soma até agora cerca de 230 mil toneladas.
Como isso corresponde, exatamente, à metade do mês, o total mensal poderia atingir, teoricamente, 460 mil toneladas. Mas o mais lógico é que nestes nove dias uteis restantes de abril a média diária gire em torno do que foi registrado na segunda semana do mês – 20 mil toneladas/dia, aproximadamente. Neste caso, o total do mês deve ficar em torno ou ligeiramente acima das 400 mil toneladas, mais de 3% acima do que foi exportado há um ano.
A despeito do aumento, parece pouco frente às 484 mil toneladas de março passado. Mas o que faz a diferença, aqui, é o número de dias úteis do mês: 23 em março; 18 em abril. Assim, ainda que venha embarcando diariamente volume maior que em março (por ora, 20% a mais que no mês passado), o total mensal será menor.
Igualmente menor, até aqui, vem sendo o preço médio alcançado pelo produto. A média registrada pela SECEX/ME nos primeiros nove dias úteis do mês foi de US$1.876,05/tonelada, valor mais de 3% inferior ao alcançado em abril do ano passado.
Fonte: AviSite