A BRF confirmou na sexta-feira (24) a habilitação de sua unidade produtiva em Marau (RS) para exportar carne de frango à China.
“A nova habilitação proporciona flexibilidade e maior agilidade para capturar as melhores oportunidades de mercado”, disse a empresa em comunicado.
A BRF disse que já tinha obtido autorização em novembro de 2022 para exportar carne de frango produzida pela Minuano, em Lajeado (RS), para a China. A Minuano é fornecedora exclusiva de produtos para a BRF.
A China anunciou a habilitação da unidade da BRF após suspender o embargo às compras de carne bovina brasileira, o que durou um mês após a identificação de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) atípica no Pará.
Além da planta da BRF, o governo chinês também habilitou quatro novas unidades de carne bovina a exportar para o país e retomou as compras de uma outra unidade.
Frigoríficos retomam operações para China
A Minerva e a Marfrig retomaram as operações de abate e produção de carne bovina voltadas ao mercado chinês no fim da semana passada, após a China anunciar o fim do embargo, segundo comunicados divulgados pelas empresas separadamente.
A China informou que os certificados sanitários para exportação de carne bovina brasileira para o país seriam normalmente emitidos para animais abatidos a partir de 24 de março.
A Marfrig é a empresa com maior número de plantas habilitadas para a China da América do Sul: 7 no Brasil, 4 no Uruguai e 2 na Argentina.
A Minerva disse que tem 7 unidades produtivas com capacidade de abate de, aproximadamente, 10 mil cabeças de gado/dia habilitadas a exportar para a China, sendo 3 plantas no Brasil, 3 no Uruguai e 1 na Argentina.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil