O México habilitou 34 plantas frigoríficas brasileiras a exportar carne bovina ao país a partir desta semana, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro.
A abertura do mercado mexicano para a carne bovina brasileira foi anunciada pela Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México na segunda-feira (06).
Plantas frigoríficas em Santa Catarina, um dos estados brasileiros reconhecidos como livre de febre aftosa sem vacinação, estão autorizadas a exportar carne bovina in natura, e unidades em outras 14 unidades da Federação – 4 delas livres de aftosa sem vacinação e 10 livres com vacinação – podem embarcar carne maturada sem osso.
“É um momento histórico para as relações comerciais brasileiras, especialmente para a carne bovina”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro, Carlos Fávaro, em nota divulgada pelo Mapa.
“O Brasil mostra a potência e a grandiosidade da sua pecuária e a expansão de mercados está se tornando uma grande oportunidade para a retomada do crescimento desta atividade econômica. Habilitar 34 plantas frigoríficas para o México é um sonho de mais de uma década que o Brasil tinha e conseguimos realizar.”
O México já havia ampliado a abertura de mercado para a carne suína brasileira no mês passado.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil