Demandas por programas como o Melhor Caminho e Segurança no Campo e a Regularização de Terras no Estado pautaram o encontro do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, com prefeitos da região do Pontal do Paranapanema, nesta quinta-feira (23/02) na sede da Secretaria, em São Paulo.
O encontro contou com a presença de mais de 20 prefeitos da região. Ed Thomas, prefeito de Presidente Prudente e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), disse que os presentes representam uma área muito produtiva, com uma variedade enorme de plantações e parte do berço do agronegócio do Estado. Também mencionou as dificuldades enfrentadas com estradas e maquinários, citando que a ampliação de programas como o Melhor Caminho e Segurança no Campo estão entre as prioridades da região.
O secretário de Agricultura garantiu que o Programa Melhor Caminho continuará na sua gestão. Sobre o Segurança no Campo, Marcos Renato Böttcher, secretário executivo de Agricultura, disse que a Pasta trabalha para ampliar o programa, que hoje só pode atender municípios que atuam com Guarda Municipal ou com a Operação Delegada, da Polícia Militar. “Estamos providenciando uma alteração na resolução”, afirmou. Böttcher disse que com a modificação, um servidor municipal habilitado poderia fazer este monitoramento e que, dessa forma, pequenos municípios também poderiam ser contemplados pelo programa.
INVASÃO DE TERRAS
As recentes invasões de terras em municípios da região do Pontal do Paranapanema também estiveram entre as preocupações trazidas para o encontro na Secretaria. O secretário Antonio Junqueira lembrou que Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) foi incorporada à Secretaria e que Guilherme Piai assumirá oficialmente a presidência na segunda-feira (27/02).
“O ITESP e as cidades que fazem parte do Pontal do Paranapanema merecem respeito. Teremos muito diálogo. A nossa linha não é a do confronto. A nossa linha é o diálogo. Vamos fazer o que é certo e justo. A regularização das terras será feita com segurança jurídica”, argumentou Antonio Junqueira.
O secretário de Agricultura ainda lembrou a importância dos programas, como Rotas Rurais para os municípios, que garantem endereçamento digitais às propriedades. Junqueira ressaltou também a necessidade dos produtores atualizarem o CAR-Cadastro Ambiental Rural para que futuramente não tenham problemas na contratação de créditos ou com a documentação da propriedade junto aos cartórios.
Antonio Junqueira enfatizou o trabalho conjunto entre as esferas municipal, estadual e Federal. “O Brasil é um só e nós queremos melhorar a vida das pessoas”, afirmou e concluiu: “A Pasta trabalhará pela valorização do Pontal do Paranapanema. Aqui, o Gabinete sempre estará aberto ”.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo