O secretário Antonio Junqueira foi o entrevistado da segunda edição do Jornal da Manhã, da TV Jovem Pan News, quinta-feira (23/02) apresentado por Cláudia Barthel.
Entre os temas abordados destaque para regularização ambiental e invasões de terras ocorridas na região de Presidente Prudente na última semana.
O secretário citou a lei que institui o Programa Estadual de Regularização de Terras, que autoriza o Governo do Estado a celebrar acordos administrativos ou judiciais para a regularização fundiária em terras públicas devolutas, conhecida como Lei da Paz, que foi sancionada em julho de 2022.
Também falou sobre o avanço do Agro Paulista, por meio de uma produção sustentável, e enfatizou a importância do setor para o governador Tarcísio de Freitas, visto como de fundamental importância para o Estado.
Perguntado sobre possível aumento de impostos para o agro paulista, o secretário foi enfático: não haverá aumento de alíquota e que o Estado espera aumentar a arrecadação com o crescimento da produção agropecuária.
Antonio Junqueira também foi questionado sobre o caso de Vaca Louca no Pará, que provocou a suspensão provisoriamente das exportações de carne bovina à China. O secretário esclareceu que o Estado está atento e reforçou o controle das barreiras sanitárias.
O secretário ainda comentou sobre as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no último final de semana. Antonio Junqueira solidarizou-se com os afetados pela tragédia e elogiou a resposta célere do Estado e como o governador Tarcísio de Freitas tem atuado para dar assistência aos atingidos e suporte aos prefeitos da região.
Segundo levantamento da Pasta, os danos à produção agropecuária nas regiões afetadas não são grandes, mas os prejuízos serão avaliados nos próximos dias quando a água baixar. Junqueira adiantou que a Secretaria tem um fundo destinado a catástrofes que será colocado à disposição dos produtores rurais atingidos pelas enchentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAA/SP