A Fitch Ratings elevou a nota de risco de crédito da Marfrig Global Foods para “BB+”, de “BB”, para refletir o forte desempenho operacional da companhia, expectativa de fluxo de caixa livre positivo, baixo índice de alavancagem líquida e a participação acionária da BRF.
A perspectiva para os ratings foi revisada de positiva para estável, segundo comunicado divulgado pela Fitch na quarta-feira (19).
A Fitch disse que a alavancagem líquida da Marfrig está em linha com a nota “BB+” atribuída a seus ratings.
“O índice dívida líquida/Ebitda (ajustado pelos dividendos pagos a acionistas minoritários e excluindo a consolidação contábil da BRF) deve aumentar ligeiramente, para cerca de 2,5 vezes em 2022, e ficar próximo de 3 vezes em 2023 (ante 1,8 vez em 2021), devido à menor rentabilidade de sua divisão nos EUA no segundo semestre”, disse a agência de classificação de risco.
A Fitch também espera que a margem Ebitda da subsidiária americana National Beef se estabilize em cerca de 10%, ante 14% no primeiro semestre de 2022, devido à menor disponibilidade de gado nos Estados Unidos, após o pico de 2021.
“Além disso, as exportações continuam sendo o principal fator de rentabilidade da divisão sul-americana, em função da demanda internacional por carne bovina.”
A Fitch também disse que os ratings da Marfrig incorporam sua escala e sua diversificação geográfica no setor de proteína animal, a participação societária na BRF e o controle no Conselho de Administração da empresa.
“As vantagens competitivas da Marfrig derivam da ampla escala de suas operações, do acesso aos mercados de exportação a partir do Brasil e dos EUA e de seu relacionamento de longo prazo com fazendeiros, clientes e distribuidores”, disse a Fitch.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil