DESTAQUES DO DIA

Febre Aftosa é tema de mesa-redonda na EXPO

Atividade de educação sanitária integra a programação técnica, que está recheada de palestras voltadas a criadores de gado e produtores rurais

A febre aftosa é considerada erradicada no Brasil desde 2018. Desde então, o País adotou medidas para ampliar as zonas “livres de febre aftosa sem vacinação” e promover a transição desse status no território nacional. O assunto, no entanto, ainda gera dúvidas entre muitos pecuaristas. Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, realizarão uma atividade de educação sanitária voltada a pecuaristas dentro da 59ª EXPO Rio Preto.

Programada para esta sexta-feira (22), a atividade integra a programação técnica da feira, com palestras sobre avicultura, turismo rural e ciência e tecnologia aplicadas ao agro. 

Responsável pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Luís Fernando Bianco esclarece que São Paulo encontra-se atualmente em processo de substituição da vacina contra a febre aftosa por outras medidas de vigilância para combater a doença. Porém, o descarte do método ainda depende de uma série de auditorias técnicas. 

“Vamos discutir esta possibilidade e o trabalho que nossa instituição vem realizando para o fortalecimento da pecuária paulista. O objetivo é manter o rebanho livre da doença”, comenta.

A Defesa Agropecuária instalou um posto de atendimento no recinto de exposições, para, ao longo do evento, tirar dúvidas sobre a febre aftosa e outros assuntos. “Somos responsáveis pela fiscalização e autorização de entrada de animais na EXPO Rio Preto. Solucionamos com rapidez questões de documentação e outras demandas”, pontua.           

A mesa-redonda será formada por Andréa Figueiredo Procópio de Moura, Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo – SFA/SP; Francisco Matturro, secretário de Estado da Agricultura de São Paulo; Luiz Fernando Bianco, coordenador de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo; secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto.

Atividades técnicas

O primeiro dia de feira, 19 de outubro, foi marcado pelo 7º Encontro da Avicultura de São José do Rio Preto e Região. Na programação foram abordados temas como sustentabilidade, bem-estar animal, energia fotovoltaica e manejo de verão, sempre com foco no setor avícola.

Na quinta-feira (20), foi a vez do Seminário de Turismo Rural, organizado pelo Conselho Municipal de Turismo, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). No mesmo dia, à tarde, a Fatec Rio Preto realizou fórum de tecnologia, que passou por temas como irrigação de horta com água resultante de ar-condicionado e utilização de drones na agricultura.

Desta forma, a EXPO Rio Preto configura-se uma feira completa, promovendo intercâmbio de conhecimento a pecuaristas e produtores rurais e geração de negócios.

A EXPO Rio Preto 2022  

Realizada de 19 a 23 de outubro, a EXPO Rio Preto está em pleno vigor em 2022. Durante os cinco dias de evento, passarão pelo recinto mais de 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil. Entre os bovinos em julgamentos e exposições, são dez raças: Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental (corte e leite), Gir Leiteiro e Girolando.

A programação inclui a realização de quatro leilões e a participação de 26 expositores comerciais de diversos segmentos para além do agronegócio. 

Os portões do recinto estão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e shows musicais, com destaque para o 2º Festival Nacional de Moda de Viola. 

O festival recebe artistas como Renato Teixeira, que se apresenta no sábado (23), e está sendo transmitido, ao vivo, pelo Youtube da Prefeitura de Rio Preto.

A 59ª EXPO Rio Preto é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto), além do apoio das universidades UNIRP e UNORTE.

Mesa-redonda sobre Febre Aftosa

Quando: 22 de outubro, das 8h às 18h

Onde: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucato – Estande da Defesa Agropecuária

Grátis

Com Andréa Figueiredo Procópio de Moura, Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo – SFA/SP; Francisco Matturro, secretário de Estado da Agricultura de São Paulo; Luiz Fernando Bianco, coordenador de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo; secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto

SERVIÇO

59ª EXPO Rio Preto 

De 19 a 23 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto

Entrada gratuita

www.riopreto.sp.gov.br/expo

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Febre Aftosa é tema de mesa-redonda na EXPO

error: Conteúdo protegido!