Pró-Genética beneficia anualmente 5 mil produtores de raças zebuínas em 24 Estados do Brasil
Iniciativa que democratiza o acesso às tecnologias de melhoramento genético aos pequenos criadores de bovinos das raças zebuínas, o programa Pró-Genética, concebido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), começa a render seus primeiros frutos no Estado.
Desde que o primeiro convênio foi assinado com a Prefeitura de Rio Preto, cinco cidades já aderiram ao programa, além de ações em mais de 10 feiras agropecuárias. Trata-se de uma iniciativa apoiada pelos governos federal, estaduais e municipais, além de órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão de obra rural.
Segundo o presidente da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior, o Pró-Genética está presente hoje em 24 Estados, beneficiando aproximadamente 5 mil pecuaristas por ano.
“Considero esse um programa social, pois dá acesso ao que há de mais moderno em melhoramento genético aos pequenos criadores, evitando o êxodo rural”, comenta.
Além da parceria e dos apoios com órgãos públicos e ligados à pecuária, Borges Júnior destaca o papel de feiras como a EXPO Rio Preto na aproximação dos pequenos criadores ao Pró-Genética.
“A feira é o lugar ideal justamente porque atrai o pequeno criador. Quando damos acesso ao melhoramento genético, toda a pecuária de corte e de leite do Brasil ganha.”
Em São Paulo, o Pró-Genética é desenvolvido há um ano. “Há muito tempo tentávamos viabilizá-lo em São Paulo e conseguimos graças ao apoio da Prefeitura de Rio Preto, que abraçou essa bandeira e levou para Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que também encampou a ideia”, diz o presidente da ABCZ.
Acesso facilitado
Por meio do programa, o pequeno pecuarista tem condições facilitadas para a aquisição de touros reprodutores com genética apurada, visando o aumento de renda através da melhoria da produtividade e consequentemente da qualidade do seu padrão social.
“O Pró-Genética democratiza o acesso à tecnologia, rompendo com o mito de que touro PO [Puro de Origem] é acessível apenas aos grandes pecuaristas. Um touro PO pode passar 50% de sua genética para o bezerro”, afirma Ricardo Domingos Luiz Pereira, diretor técnico regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
A vantagem do programa é que a negociação é feita diretamente entre o vendedor e o comprador, com intermediação da ABCZ. Ou seja, os custos são menores em relação a um touro adquirido em leilão ou feira agropecuária.
EXPO Rio Preto 2022
Agendada para o período de 19 a 23 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a EXPO Rio Preto é o maior evento pecuário do Noroeste Paulista. Durante cinco dias, passarão pelo recinto 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil. Entre os bovinos, são dez raças – Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental (corte e leite), Gir Leiteiro e Girolando – que participarão de julgamentos, exposições e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro.
A programação também prevê quatro leilões, palestras técnicas sobre avicultura, turismo rural, ciência e tecnologia, além da participação de 26 expositores de empresas de diversos segmentos para além do agronegócio.
Os portões do recinto estarão abertos a toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival Nacional de Moda de Viola e shows com artistas conhecidos.
É uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), apoio institucional do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), além do apoio das universidades UNIRP e UNORTE.
SERVIÇO
59ª EXPO Rio Preto
De 19 a 23 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria