O Fundecitrus promoveu, nesta terça-feira (27) palestras para os citricultores associados da Montecitrus, associação de pequenos, médios e grandes produtores de laranjas. O evento foi realizado no Anfiteatro Fábio Zucchi Rodas, da Uniceres, em Monte Azul Paulista (SP), e reuniu mais de 50 participantes.
A reunião teve como objetivo alertar os citricultores sobre a incidência de greening no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro e destacar as principais ações de mitigação da doença. O levantamento realizado pelo Fundecitrus concluiu que a incidência média do greening subiu de 22,37%, em 2021, para 24,42%, em 2022.
O greening é uma ameaça aos pomares, e o setor precisa estar cada vez mais empenhado e adotar medidas eficazes para o controle da doença. “O citricultor precisa intensificar o controle do psilídeo dentro dos seus pomares. Algumas ações como eliminar as plantas doentes e realizar a rotação adequada de inseticidas, respeitando os diferentes modos de ação, são importantes medidas para o combate do greening”, explicou o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.
O evento contou também com a participação dos pesquisadores do Fundecitrus Renato Bassanezzi, Marcelo Miranda e Haroldo Volpe e dos engenheiros- agrônomos Marcelo Scapin e Olavo Bianchi.
Fonte: Fubdecitrus