Nada significativo. Porém, em suas novas projeções sobre as tendências de produção mundial de carne de frango no corrente exercício, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reviu para baixo suas estimativas anteriores sobre a produção brasileira. Ainda assim, o Brasil deve permanecer como segundo maior produtor mundial.
Na previsão de abril passado, o USDA havia estimado que a produção brasileira chegaria, neste ano, aos 14,850 milhões de toneladas. Agora (previsão de julho corrente) está prevendo 14,700 milhões de toneladas, 1% menos que na projeção anterior mas, ainda assim, 1,38% a mais que o produzido em 2021.
Com esse volume, o Brasil mantém a posição de segundo maior produtor mundial, permanecendo à frente da China, em relação à qual foi mantida a previsão anterior de produção de 14,300 milhões de toneladas, quase 3% a menos que o registrado no ano passado. Notar, de toda forma, que as previsões do USDA em relação à produção chinesa consideram apenas a carne proveniente de aves híbridas, desconsiderando o frango caipira, em volume ainda elevado no país.
Além da China, também a União Europeia as Filipinas devem registrar redução em relação a 2021. Em decorrência, a produção mundial de 2022, embora permanecendo acima das 100mil toneladas, tende a um aumento anual mínimo, inferior a meio por cento.
Fonte: AviSite