O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro, participa de gravação da campanha institucional que a Associação Nacional dos Exportadores de Frutas Cítricas (CitrusBr) lançará internacionalmente sobre os padrões de controle e qualidade das frutas cítricas brasileiras.
Matturro apresentou ações desenvolvidas pela Secretaria. Acompanhado da Coordenadora de assuntos estratégicos do Programa CAR/PRA – Cadastro Ambiental Rural/Plano de Regularização Ambiental, Cristina Murgel, o secretário destacou que foram analisados 100% dos cadastros recebidos das propriedades, dos quais 67%, já foram processadas.
Com a presença de Priscila Fagundes, Coordenadora do Programa Rotas Rurais, que georreferencia estradas e estabelece CEP para propriedades rurais, o secretário citou que a ação já mapeou 183.147 propriedades, em 371 municípios, e até setembro entregará o mapeamento nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Matturro lembrou os benefícios que o produtor rural obtém com o programa em áreas como a saúde, educação, segurança e economia.
O secretário falou sobre o investimento que a Secretaria faz em pesquisas, visando uma melhoria socioeconômica, e citou também programas como o Melhor Caminho e o Segurança no Campo. Lembrou que o Estado, em 2021, apresentou um crescimento no setor de agropecuária de 26,6%. Disse que 21% dos empregos formais do Estado são formados pelo Agronegócio e que isso gera renda e impulsiona a economia. Matturro comentou que o agricultor paulista tem consciência do que é preservar e produzir e faz isso com consciência sustentável.
Acompanharam a gravação o diretor executivo da CitrusBr, Eduardo Savanachi, diretor da Agência Quartetto, e Renata Duffles, da Agência Quartetto e Assessora de Imprensa da CitrusBr.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento