A pecuária brasileira precisará elevar a produtividade média em cerca de 45% até 2030 para que a produção nacional de carne bovina do país possa atender às demandas externa e interna projetadas para 2030, segundo informações divulgadas no relatório Beef Report 2022 da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
“No cenário mais conservador, as exportações de carne bovina brasileira ultrapassarão a marca de 3 milhões de toneladas entre 2025 e 2030. Para garantir o atendimento do mercado interno e externo, a produção de carne precisará aumentar 35% entre 2020 e 2030”, disse a entidade no relatório publicado no site da Abiec no último dia 1º de junho.
“Esse aumento só será possível com um incremento de 45% na produtividade média da pecuária brasileira.”
O relatório consolida números, informações e projeções da consultoria Athenagro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Abiec espera que as exportações brasileiras de carne bovina estabeleçam um novo recorde em 2022, alcançando um faturamento de dois dígitos pela primeira vez na história, segundo o presidente da entidade, Antonio Jorge Camardelli, em mensagem divulgada no relatório. No ano passado, o faturamento foi de US$ 9,2 bilhões.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil