Foto: Carlos Silva/Mapa
A parceria visa a realização de oficinas territoriais de planejamento, o apoio à governança territorial, a elaboração de estudos estratégicos e a captação de recursos para financiamento de programas e projetos com viés de sustentabilidade
Com a finalidade de promover ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão produtiva de agricultores atendidos pelo AgroNordeste e, em breve, pelo Plano Norte+Sustentável, foi firmado, nesta terça-feira (3), um Protocolo de Intenções entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O ato ocorreu na sede da pasta, com a presença do Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, e da presidente da ABDE, Jeanette Lontra.
Sob coordenação do Departamento de Programas Territoriais Rurais (Deproter) do Mapa, a parceria visa a realização de oficinas territoriais de planejamento, o apoio à governança territorial, a elaboração de estudos estratégicos e a captação de recursos para financiamento de programas e projetos com viés de sustentabilidade.
“O protocolo de intenções é uma parceria estratégica com bancos de fomento para a estruturação de projetos de desenvolvimento de longo prazo de cadeias produtivas relevantes, especialmente nos territórios atendidos pelo Norte+Sustentável e pelo AgroNordeste”, destacou o secretário Fernando Camargo.
A presidente da ABDE vê com grande satisfação a interlocução entre a Associação e o Mapa. “O financiamento à agricultura é um dos pilares do Sistema Nacional de Fomento e peça importante do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, lançado por nós neste ano. Demos hoje apenas um primeiro passo de um caminho fundamental para o Brasil, com a construção de uma agenda conjunta para o financiamento sustentável do setor”, disse Jeanette Lontra.
Dentre as estratégias prioritárias previstas no acordo, estão o incentivo à agregação de valor e o acesso a novos mercados; a promoção do financiamento à agroindústria sustentável; e a implementação de estratégias, técnicas e processos produtivos ambientalmente sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (IFPL), os sistemas agroflorestais, a descarbonização da agricultura e a redução de metano, entre outros.
Segundo a diretora do Deproter, Adriana Melo, a cooperação com a ABDE sinaliza para o Mapa, parceiros e beneficiários dos dois planos a prioridade regional do Sistema Nacional de Fomento. “O financiamento da agropecuária sustentável nessas regiões é vetor primordial para melhoria da renda dos pequenos e médios produtores”, completou.
Planos de Desenvolvimento Territoriais Rurais
AgroNordeste
O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com o apoio de uma importante rede de parceiros, conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares de 16 territórios.
Norte+Sustentável
O Plano Norte+Sustentável está em formulação pelo Mapa, em parceria com estados e instituições, com o intuito de promover a convergência das políticas públicas agropecuárias e o ordenamento do território da Amazônia Legal, por meio da regularização fundiária, adequação ambiental e da produção, a partir de arranjos produtivos locais. Visa, ainda, contribuir para a geração de renda, ampliando os canais de comercialização, com equilíbrio entre eficiência produtiva, benefício social e conservação ambiental.
>>> Ouça a matéria na Rádio Mapa:
Fonte: MAPA