A Minerva S.A. disse na segunda-feira (28) que assinou um memorando de entendimentos com a Biofílica Ambipar Environmental Investments para desenvolver projetos de carbono visando reduzir emissões de gases de efeito estufa na cadeia de produção da companhia.
A parceria é válida para atuação na cadeia do agronegócio na América do Sul, com exceção do Brasil e Peru, segundo comunicado divulgado pela processadora de carnes.
Minerva e Biofílica formarão uma joint venture para avaliar e implementar projetos de carbono nas propriedades conectadas à cadeia de fornecedores da Minerva.
Esses projetos terão foco na adoção de práticas aprimoradas de manejo, preservação das áreas excedentes de reserva legal, iniciativas de reflorestamento e REDD+, um mecanismo que visa evitar as emissões de gases associadas ao desmatamento de florestas por meio da remuneração daqueles que mantêm as florestas em pé.
“Como resultado dos projetos a serem desenvolvidos junto à cadeia de fornecedores da Minerva Foods, serão gerados créditos de carbono e/ou Reduções Verificadas de Emissão, os quais poderão ser comercializados em mercados apropriados, inclusive junto à própria base de clientes da companhia”, disse a Minerva.
A Biofílica é uma empresa brasileira fundada em 2008, focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.
A Minerva disse que a parceria com a empresa para desenvolvimento de projetos de carbono reforça o compromisso com a sustentabilidade como um dos pilares de seu modelo de negócios.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil