DESTAQUES DO DIA

Inversão do calendário das etapas de vacinação contra a Febre Aftosa em 2022

No mês de maio devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idades 

Em ofício-circular encaminhado aos órgãos executores de sanidade agropecuária nos Estados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) optou pela inversão das estratégias de vacinação nos estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP e TO), de forma que a 1ª etapa (em maio) será destinada aos animais jovens (até 24 meses), enquanto a 2ª etapa (em novembro), aos animais de todas as idades.  

O documento informa que o objetivo “é garantir a oferta oportuna de vacina contra a febre aftosa nas etapas de vacinação do presente ano”, e que “o Departamento de Saúde Animal (DSA), com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), tem envidado esforços para equacionar a demanda de vacina com o cronograma de produção da indústria”. 

As diretrizes estabelecidas destacam que a movimentação de animais durante as etapas de vacinação continuará seguindo o regramento disposto no Art. 26 da Instrução Normativa nº 48/2020 e Parágrafo 3º do Artigo 22 da Resolução SAA nº 60/2020, ou seja, propriedade adimplente com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente seus animais. Nesta primeira etapa de vacinação, propriedades adimplentes nos estados do Bloco IV serão aquelas com vacinação dos animais jovens. Portanto, animais acima de 24 meses, com histórico de vacinação nas etapas anteriores, poderão ser movimentados normalmente.

Por Teresa Paranhos  

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Inversão do calendário das etapas de vacinação contra a Febre Aftosa em 2022

error: Conteúdo protegido!