Conduta de políticos será apurada em novos inquéritos na Operação Carne Fraca

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, autorizou a abertura de 19 inquéritos com base nas informações reveladas pela Operação Carne Fraca para apurar a conduta de políticos que só podem ser processados e julgados pelo STF, segundo nota divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) na quinta-feira (17).

O MPF disse que a decisão da ministra, que decorre do desmembramento das investigações, dará agilidade às apurações. Os nomes dos políticos investigados não foram revelados.

Mais de 60 pessoas já foram denunciadas na primeira instância em decorrência da Operação Carne Fraca por crimes de corrupção, prevaricação, concussão, violação de sigilo funcional, peculato, organização criminosa e advocacia administrativa.

A Operação Carne Fraca, deflagrada em março de 2017, revelou um esquema de irregularidade na fiscalização de alguns frigoríficos brasileiros, levando à suspensão temporária de importações por diversos países compradores de carnes do país.

Segundo as investigações, um esquema criminoso envolvendo empresários de frigoríficos e fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atuava na liberação de licenças a partir da solicitação e recebimento de vantagens indevidas.

Após as irregularidades reveladas pela investigação, o Mapa realizou diversas mudanças para melhorar o processo de fiscalização.

Por Anna Flávia Rochas em 18/01/2019

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Conduta de políticos será apurada em novos inquéritos na Operação Carne Fraca

error: Conteúdo protegido!