Evento marca o início da II Campanha de Calagem – Outono 2022
O Dia de Campo “Calagem: Prática Fundamental de Manejo de Solo” reuniu mais de 80 pessoas − entre produtores, extensionistas, pesquisadores e representantes de diversos segmentos agropecuários −, público que acompanhou atentamente a programação prática e teórica, dividida em palestras e estações instaladas no Sítio Santa Maria. O evento foi realizado em 03 de março, pela CATI Regional Mogi Mirim, por meio da Casa da Agricultura de Artur Nogueira, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Artur Nogueira.
Sobre o evento, o secretário municipal de Agricultura de Artur Nogueira e produtor rural, Odair Boer, falou a respeito da importante parceria entre a prefeitura e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela extensão rural no Estado de São Paulo. “A parceria entre o Estado, por meio da CATI, e o município tem dado muito certo. Este é o segundo ano que desenvolvemos a Campanha de Calagem e este Dia de Campo é um excelente espaço para que os produtores conheçam novas tecnologias e obtenham informações importantes para aprimorar a sua atividade”.
Rosa Moreno, produtora de Frutas em Artur Nogueira, concorda com o secretário. “Além de ser um evento em que podemos obter mais conhecimento, é um espaço para trocarmos experiências com outros produtores, pesquisadores e técnicos, o que no nosso dia a dia não é possível”.
O coordenador da CATI, Alexandre Manzoni Grassi, destacou que essa ação integra um trabalho de anos realizado pela extensão rural na divulgação de tecnologias e no incentivo à adoção de práticas conservacionistas. “A conservação do solo é uma das bases do trabalho extensionista que desenvolvemos em parceria com a pesquisa, as prefeituras e as empresas ligadas ao setor. E este Dia de Campo, que tem a calagem como tema principal, é uma excelente oportunidade de divulgar uma tecnologia que garante um solo mais equilibrado, o que impacta positivamente na conservação dos recursos hídricos, na disponibilização de áreas agricultáveis e na produtividade, com consequente geração de emprego, renda e benefícios sociais e ambientais no campo e na cidade”.
Segundo Diego Barrozo, diretor da CATI Regional Mogi Mirim, a escolha por abordar a calagem (técnica de aplicação de calcário no solo) como tema central, se deu por conta da Campanha iniciada no ano passado pela Casa da Agricultura e pela prefeitura municipal. “Em nossa região, que tem o cultivo de grãos, especialmente milho e soja, como carro-chefe − mas também conta com lavouras de citros, flores, mandioca e hortaliças −, a escolha de se realizar o Dia de Campo com foco na calagem se deu por essa ser uma técnica de baixo custo, utilizada no preparo do solo agrícola visando neutralizar a sua acidez, aumentar sua produtividade e, consequentemente, sua rentabilidade”.
Sobre a programação, Barrozo acrescenta que, para aproveitar a presença de produtores da região, foram incluídas palestras com outros temas de interesse desse público. “Com apoio de parceiros e da equipe da Regional, foi possível esclarecer dúvidas sobre Crédito Rural (Equipe Sicredi); Novas regras para utilização da Rodovia dos Agricultores (Equipe Sindicato Rural – Artur Nogueira); Nota fiscal do produtor rural (Metas Consultoria); Cadastro Ambiental Rural – CAR (Antônio Marcos de Oliveira, engenheiro agrônomo da CATI)”.
De acordo com Luiz Antonio Dias de Sá, engenheiro agrônomo da CATI Regional Mogi Mirim e um dos organizadores do evento, incentivar a calagem é a base para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. “Os benefícios da calagem vão além da simples correção da acidez do solo. A aplicação de calcário nas lavouras e pastagens implica maior produtividade, o que é sinônimo de melhores rendimentos para os produtores, independente da extensão da área, tendo entre seus principais benefícios o equilíbrio do pH do solo; o aumento de nutrientes como cálcio e magnésio; diminuição da toxicidade de alumínio e manganês; contribuindo para o crescimento radicular das plantas, influenciando positivamente na produtividade, com uma técnica de baixo custo”.
Saiba mais sobre a importância da calagem e tudo o que foi discutido no Dia de Campo clicando aqui.
Cleusa Pinheiro
Jornalista – Centro de Comunicação Rural (Cecor)/CATI/SAA
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo