Nesta sexta-feira, 25, penúltimo dia útil de fevereiro, o comércio do frango abatido deve ser intenso (antecipação devida ao Carnaval, na próxima semana) e o preço médio do produto tende a alcançar o maior valor de 2022.
Mas ainda que isso venha ocorrer e seja superado o valor médio de R$5,68/kg registrado nos primeiros dias deste ano (base: frango resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo), não será alterado o fato de que, pela primeira vez nos últimos 20 meses, o frango abatido alcança valor menor que o do mesmo mês do ano anterior.
O último registro do gênero data de junho de 2020. Mas, então, havia uma justificativa para tal desempenho: o isolamento social imposto pela primeira onda da Covid-19. Desta vez, a causa é o esgotamento do poder aquisitivo do consumidor, já que o retrocesso dos preços no setor começou em outubro do ano passado.
De toda forma, o mercado tem, neste mês, comportamento ligeiramente melhor que o de janeiro passado, o que pode ser o início da recuperação de preços – como, aliás, ocorreu um ano atrás, a partir de março, quando se iniciou processo de reversão que se estendeu pelos seis meses seguintes.
Nos últimos 12 meses o frango abatido acumula variação de pouco mais de 35% em relação a idêntico período anterior. Mas esse ganho se resume, praticamente, aos 10 meses encerrados em dezembro passado. Porque, na média dos dois primeiros meses de 2022, o preço alcançado se encontra quase 1% aquém do registrado no mesmo bimestre do ano passado. Isto, frente a um custo cerca de 20% superior.
Fonte: AviSite