DESTAQUES DO DIA

CATI Regional São José do Rio Preto promove Dia de Campo sobre implantação da cultura do cacau

O evento integra o Projeto Consórcio Cacau e Seringueira, executado pela CATI – órgão responsável pela extensão rural na Secretaria de Agricultura e Abastecimento – em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), com apoio da Fundação Cargill e da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tendo por objetivo viabilizar o cultivo de cacau no noroeste paulista, como alternativa de diversificação e geração de renda e emprego. 

“A cacauicultura é uma atividade de alto valor econômico, com potencial para promover rápida amortização do capital investido e rentabilidade, com grande impacto no desenvolvimento sustentável nas áreas social, econômica e ambiental, nas regiões onde for instalada”. A partir dessa constatação, os engenheiros agrônomos Fernando Miquelletti, Fioravante Stucchi Neto e Andrey Vetorelli − da CATI Regional São José do Rio Preto e integrantes do Grupo Técnico (GT) responsável pela execução do Projeto Consórcio Cacau e Seringueira − falam da importância do Dia de Campo, que será realizado em uma das Unidades de Adaptação de Tecnologia (UATs) do Projeto, instalada na Fazenda Rio Preto, no município de Nova Granada.  

“Em nossa região, o avanço do Projeto tem mostrado o potencial da cacauicultura para diversificar a agricultura, ao mesmo tempo que fortalece a cadeia produtiva da heveicultura (seringueira), uma das principais atividades econômicas e sociais da região, com grande impacto na geração de renda e emprego. Por isso, após realizarmos, no final do ano passado, um curso sobre a produção de mudas, um dos gargalos para o avanço da atividade no noroeste paulista, observamos que deveria ser a próxima etapa esclarecer dúvidas frequentes de produtores e interessados sobre os sistemas de implantação mais viáveis para a cultura na região”, explicam os coordenadores do GT, informando que o Dia de Campo contemplará uma parte prática e outra teórica (ver programação completa abaixo). 

Sobre o Projeto 

Ao longo de quase seis anos de execução do Projeto Consórcio de Cacau e Seringueira, Andrey Vetorelli relata que a realização de eventos como palestras, workshops, Dias de Campo, visitas técnicas e cursos tem sido essencial para divulgação das tecnologias de produção e incentivo à adesão do cultivo do cacau na região de São José do Rio Preto.  

“Com a evolução da implantação do Projeto e realização desses eventos, percebemos, a cada dia, o aumento de interesse nesse modelo de consórcio, por produtores que desejam implantar projetos comerciais e áreas-piloto em municípios de outras regiões paulistas, os quais têm nos procurado para visitas técnicas nas Unidades de Adaptação de Tecnologia que foram instaladas (em diversos municípios da região). Nessas UATs, são geradas e adaptadas tecnologias de produção, pois nelas estão sendo aplicadas diferentes técnicas de manejo da cultura, irrigação, adubação, tratamento fitossanitário e de plantas daninhas, além de colheita e coleta de informações para análise financeira do sistema”, explica Andrey, informando que, nessas áreas – abertas para difusão de conhecimento a todos interessados, principalmente aos produtores rurais –, também estão sendo avaliadas diferentes densidades populacionais para cultivo, bem como a implantação de cacau com plantas nativas, visando atender economicamente áreas de Reserva Legal. “O cacau é originário da Região Amazônica, portanto ele pode ser cultivado em áreas nativas, favorecendo o desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental”. 

No início do Projeto, em 2014, a área plantada com cacau na região de São José do Rio Preto era de cerca 10 hectares; atualmente, já são contabilizados mais 200 hectares cultivados.  

PROGRAMAÇÃO DIA DE CAMPO – 24 de fevereiro (quinta-feira) 

8h30 – Inscrições e café. 

9h – Abertura. 

Orlando Melo de Castro – Subsecretário de Agricultura, representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges 

Alexandre Manzoni Grassi – Coordenador da CATI 

9h30 – Visita às Estações. 

1.ª Estação – Plantio de Cacau em Consórcio com Seringueira.  

Fioravante Stucchi Neto – Engenheiro Agrônomo – CATI Regional São José do Rio Preto/SAA. 

2.ª Estação – Plantio de Cacau no Sistema Box.  

Andrey Vetorelli Borges – Engenheiro Agrônomo – CATI Regional São José do Rio Preto/SAA. 

3.ª Estação – Plantio de Cacau no Sistema Desbaste e Sombreamento.  

Fernando Miqueletti – Engenheiro Agrônomo – CATI Regional São José do Rio Preto/SAA. 

10h30 – Palestra – Mercado de cacau. 

Bruno Cheble – Gerente de Originação e Risco – Cargill Cacau e Chocolate. 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

CATI Regional São José do Rio Preto promove Dia de Campo sobre implantação da cultura do cacau

error: Conteúdo protegido!