A publicação possui o formato físico e digital e estará disponível em 25 de janeiro
A busca pelo aumento da eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos com o objetivo de reaproveitá-los na agricultura é feita por meio da tecnologia chamada compostagem. Sobre este tema, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lança o livro “Compostagem para fins Agrícolas” neste 25 de janeiro de 2022, às 9h, durante a live com o mesmo título da publicação. Os interessados podem acessar a programação da live no site do Instituto. A versão imprensa e online serão comercializadas pela Fundação de Apoio A Pesquisa Agrícola (Fundag).
Dentre os benefícios proporcionados pela tecnologia, estão a melhora da qualidade do solo, obtida pela reposição da matéria orgânica e de nutrientes. A compostagem também contribui para reduzir a temperatura média do solo e favorece a população de microorganismos benéficos. Esse cenário melhora a saúde das plantas, que se tornam mais resistentes às pragas e doenças, reduzindo a necessidade de controles químicos.
“Em geral, as pessoas subestimam a complexidade e a importância da compostagem para a agricultura e o meio ambiente, mas a técnica permite obter um produto com propriedades muito diferentes da matéria-prima que o originou – é o que chamamos composto orgânico,” comenta Aline Renée Coscione, pesquisadora do IAC e uma das autoras do livro. Ela ressalta que a compostagem usa a degradação da matéria orgânica, que ocorre na natureza de forma mais rápida e eficiente.
Além de Aline, colaboram neste livro: Ronaldo Severiano Berton, Marcio Koiti Chiba, Mônica Ferreira de Abreu e Altina Lacerda Nascimento, pesquisadores do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Os autores buscaram compilar as informações técnicas e resultados de pesquisas relacionadas ao tema.
Eles explicam que o processo de produção do composto orgânico transforma o material orgânico de diferentes origens em um produto final estável e higienizado, que pode ser manuseado e utilizado, com segurança, para incrementar a fertilidade dos solos, representando uma fonte alternativa de nutrientes para as plantas.
Aline reforça a importância de um solo equilibrado na produção agrícola. A técnica usada na compostagem exige vários cuidados para se obter um composto orgânico de boa qualidade e de aplicação segura na agricultura.
Os pesquisadores do IAC reúnem os vários aspectos inerentes à prática da compostagem, como as fontes de matérias-primas, os métodos de compostagem, os problemas ambientais nas unidades de produção de composto, os métodos de análise química do composto e a legislação vigente para o registro e comercialização do composto. A publicação também traz recomendações de composto orgânico para várias culturas de interesse comercial.
Por Carla Gomes e Mônica Galdino
Assessoria de imprensa IAC
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo