DESTAQUES DO DIA

Mapa disponibiliza recursos para implantação de tecnologia de ponta no Cariri Paraibano

Foto: Rosenato Barreto de Lima/UFCG

No total, R$ 300 mil serão aplicados para que produtores rurais atendidos pelo AgroNordeste tenham acesso à tecnologia de ponta e metodologias para a melhoria da produtividade agropecuária local

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), formalizou nesta quinta-feira (15), em Campina Grande (PB), dois Termos de Execução Descentralizada (TED) com o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com intermediação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, que vai permitir que produtores atendidos pelo AgroNordeste tenham acesso à tecnologias de ponta e metodologias que irão contribuir com a melhoria da produtividade agropecuária local. Os termos destinam R$ 300 mil para as ações.

Os TEDs vão possibilitar a instalação de Unidade de Referência Tecnológica (URTs), do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), do Sistema Plantio Direto na palha (SPD) e do sistema de monitoramento ambiental SmartFarm baseado em tecnologia 4.0. Com atuação nos territórios do AgroNordeste, os projetos visam a criação de uma rede de parceiros e a adoção, por parte dos produtores locais, das estratégias de sustentabilidade inseridas no ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

A diretora do Departamento de Projetos Territoriais Rurais do Mapa, Adriana Melo, ressalta que os TEDs  possibilitarão trabalho conjunto com a UFCG, que tende a se ampliar em 2022. “As ações do AgroNordeste no Cariri Paraibano ganham força e capilaridade com o engajamento da universidade, que passa a integrar o rol de parcerias essenciais para o êxito do Plano”.

De acordo com o professor da UFCG e coordenador de operações do AgroNordeste em Sumé (PB), Tiago Araújo, a parceria permitirá a aplicação de novas tecnologias, viabilizando de maneira significativa a melhoria produtiva e econômica.  “Outro ganho é o ILPF, que vai permitir a integração de culturas, diminuindo o custo de produção e o impacto ambiental, seguindo a linha da sustentabilidade, com uma agricultura de baixo carbono”, acrescentou.

Também estiveram presentes à solenidade o coordenador do AgroNordeste no estado, Hermes Ferreira Barbosa; o diretor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara; o diretor-geral do Parque Tecnológico da Paraíba, Aldre Jorge; o representante da UFCG, George Ribeiro; o professor e proponente dos projetos, Rômulo Augusto; e a agente de Desenvolvimento Local do AgroNordeste-PB, Rhaysa Oliveira.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Mapa disponibiliza recursos para implantação de tecnologia de ponta no Cariri Paraibano

error: Conteúdo protegido!