DESTAQUES DO DIA

Principal evento de Milho Safrinha do país tem início com abertura solene na cidade de Assis

XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha tem como tema “Três décadas de inovações: avanços e desafios”

Representando o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro, esteve na cidade de Assis (SP) para a abertura do XVI Seminário Nacional de Milho Safrinha, nesta segunda-feira, dia 22.

Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor e exportador mundial do milho safrinha. No Estado de São Paulo, são 500 mil hectares plantados do cereal, correspondendo a metade de todo o milho do Estado. Em todo o Brasil a área chega a 15 milhões de hectares.

“Esse milho um dia foi safrinha, pois hoje 75% da produção nacional de milho é proveniente dele, portanto a denominação ficou pequena por tudo o que produz. Na verdade, é uma segunda safra”, disse Francisco Matturro, destacando a importância do milho safrinha, que foi desenvolvido com tecnologia do Instituto Agronômico (IAC) e comemora 30 anos de progresso com a organização do Seminário – o principal desse cultivo no Brasil.

A realização é do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e do Centro de Desenvolvimento do Vale Paranapanema (CDVALE), com promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo e apoio da Embrapa Milho e Sorgo, Fundag, Embrapa Milho e Sorgo, Coopermota, Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap) e CATI-CDRS.

O coordenador da CATI-CDRS, da Secretaria de Agricultura, Alexandre Grassi, exaltou a integração da pesquisa, da extensão, representada pela CATI, das entidades públicas e da iniciativa privada, para o desenvolvimento em conjunto do milho safrinha em São Paulo e no país. Também lembrou que 150 técnicos da CATI estão inscritos no Seminário como forma de fortalecer e atualizar conhecimentos.

O coordenador do evento e pesquisador do IAC, Aildson Pereira Duarte, em sua fala, ressaltou a importância do Seminário uma vez que a área plantada do milho safrinha dobra a cada 8 anos no país e isso acarreta diversos desafios de produção, logística e gestão.

Na ocasião foi ministrada a conferência “Impacto da Safrinha e Perspectivas do Mercado de Milho no Brasil”, por Thomé Luiz Freire Guth, superintendente de Logística Operacional da CONAB.

Estiveram presentes na abertura: José Fernandes, prefeito de Assis; Marcelo Pecchio, prefeito de Quatá; Orlando Mello de Castro, Coordenador técnico da SAA; Vinícius Simili, presidente da Câmara de Assis; Sérgio Doná, diretor técnico do Polo Regional Médio Paranapanema da APTA; Cícero Bezerra de Menezes, presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo; Regina Célia Pires, diretora substituta do IAC, representando o diretor Marcos Landell; Ricardo Kanthack, presidente do CDVale; Edson Fedel, presidente da Coopermota; e Alessandro Grosso, vice-presidente da CAP.

Após a abertura com solenidade presencial seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra a covid-19, o evento segue no sistema online nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Principal evento de Milho Safrinha do país tem início com abertura solene na cidade de Assis

error: Conteúdo protegido!