Ainda que, pela média diária, o volume embarcado tenha retrocedido perto de 17% da primeira para a segunda semana do mês, as exportações de carne de frango in natura continuam sinalizando bons resultados para novembro corrente.
Comparativamente aos 20 dias úteis de novembro de 2020, o volume médio embarcado na primeira metade de novembro (oito dias úteis pelos parâmetros da SECEX/ME, visto que 1º de novembro é dia de ponto facultativo no Serviço Público Federal), da ordem de 20.173 toneladas diárias, aumentou 24,49%.
Tão bom quanto é que o volume maior vem acompanhado de uma valorização de, praticamente, 35% no preço médio. O que, ainda pela média diária, proporciona aumento anual de 67,65% na receita cambial do produto.
Projetados esses desempenhos para os 19 dias úteis de novembro, chega-se a um volume de pouco mais de 383 mil toneladas e a uma receita mensal de US$684,2 milhões, resultados 18% e 59% maiores que os de um ano atrás, respectivamente.
O mais provável, no entanto, é que essas projeções sofram alguma redução no fechamento do mês. Assim, tomando por base a média diária embarcada nos cinco dias úteis da semana passada, o total do mês irá girar entre 350 e 360 mil toneladas, ainda assim um volume de 8% a 11% maior que o de novembro de 2020.
Fonte: AviSite