A nada surpreendente participação de vários interessados no uso de insetos na alimentação animal resultou em uma nova live a ser realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento ainda sobre uso de insetos na alimentação animal. O título desta nova capacitação, on-line e gratuita, organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional Bauru é “Insetos: Uma fonte de proteína emergente para a alimentação animal” e o convidado da vez é João Paulo Ribeiro de Campos da Agrin Biofábrica que produz e comercializa insetos variados para a suplementação proteica na alimentação de animais. A capacitação será realizada amanhã, sexta-feira, dia 5 de novembro, das 10h às 12h no canal do YouTube da CDRS.
A capacitação é gratuita, mas para obter o certificado é preciso fazer a inscrição antecipada pelo link https://forms.gle/B79R1vkNUGTE8V2A9. Já a palestra poderá ser acompanhada pelo YouTube e ficará disponível para aqueles que não puderem participar no dia e além de assistir a palestra, tirar as dúvidas com especialistas no tema. “É uma outra oportunidade imperdível” afirma a médica veterinária Marina Peres Cavalcanti, da CATI/CDRS Regional Bauru, organizadora de ambas as capacitações.
A primeira ocorreu no dia 28 de setembro e já conta com quase 800 visualizações. O convidado foi o professor Dr. Diego Vicente da Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que abordou os aspectos gerais da produção de insetos para alimentação animal. Já esta próxima live contará com a experiência do produtor João Paulo Ribeiro de Campos, da Agrin Biofábrica, que poderá falar mais sobre a produção em si, os aspectos positivos, as dificuldades iniciais, mas principalmente, sobre as perspectivas desse mercado emergente no mundo e também no Brasil. “Na ocasião, perguntamos ao professor se teria o contato de algum produtor do interior do Estado de São Paulo e foi assim que chegamos ao palestrante que poderá contar a sua experiência tanto na área de produção, como falar sobre o mercado para essa fonte proteica que surge como alternativa para uso na alimentação animal”, esclarece Marina Cavalcanti, que tem sido responsável por organizar tais capacitações.
Quem quiser se inteirar do assunto poderá assistir a palestra inicial com o Dr. Diego Costa acessando https://www.youtube.com/watch?v=nEaBY2LIB7E. A palestra do dia 5 de novembro também ficará disponível no YouTube CDRS, mas o bom mesmo é participar e poder perguntar para especialistas, tirar as dúvidas e, quem sabe, ter mais uma alternativa de renda neste mercado emergente. E a extensão rural paulista sai na frente promovendo capacitações para que os interessados se capacitem sobre o tema. Basta acessar!
Por Graça Moreira D’Auria
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo