DESTAQUES DO DIA

Suspeita de EEB deixa mercado em espera

A suspeita de caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como mal da “vaca louca”, em Minas Gerais colocou o mercado do boi gordo em compasso de espera, segundo informações divulgadas em relatório pela Scot Consultoria na quinta-feira (02).

Questionado sobre o caso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disse em nota, sem dar detalhes, que informará os resultados do “processo em investigação” quando concluído.

“Como membro da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Brasil adota os procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela instituição. Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário. Uma vez concluído o processo em investigação, os resultados serão informados”, disse o Mapa.

A equipe de analistas da Scot Consultoria escreveu no relatório Tem Boi na Linha divulgado na quinta-feira que o mercado aguardava uma definição sobre a suspeita do caso atípico de vaca louca em Minas Gerais.

“Mesmo antes de uma eventual confirmação de BSE atípica (BSE, na sigla em inglês) é importante ter em mente que a BSE atípica já ocorreu algumas vezes no Brasil, sendo a última vez em meados de 2019”, escreveram os analistas.

O risco de ocorrência da doença no Brasil é considerado insignificante pela OIE, mesmo após o registro do caso em Mato Grosso em 2019.

Mas uma confirmação de um caso, mesmo que atípico, poderá levar à suspensão temporária das exportações para mercados compradores como a China, conforme ocorreu em 2019.

A analista e CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel, disse em podcast da consultoria na quinta-feira (02) que alguns frigoríficos cancelaram embarques de carne bovina para o exterior e compra de boi enquanto aguardam informações oficiais sobre o caso.

As associações representativas de frigoríficos do setor Abrafrigo e Abiec não comentaram sobre a suspeita até a noite de quinta-feira (02).

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Suspeita de EEB deixa mercado em espera

error: Conteúdo protegido!