Com um mês de antecedência em relação a 2020, em julho passado o Paraná superou, na exportação, a marca do milhão de toneladas de carne de frango.
Entre janeiro e julho deste ano a avicultura paranaense exportou pouco mais de 1,050 milhão de toneladas do produto, com isso registrando aumento de quase 9% em relação aos mesmos sete meses do ano passado. Em 2020 a marca só foi alcançada no mês de agosto.
Com tal desempenho, o Paraná consolida-se cada vez mais como principal Unidade Federativa brasileira exportadora da carne de frango, com 40,70% e 38,00% do volume e da receita totais, respectivamente.
No mais, mantém-se a ordem observada em meses anteriores, com os três estados do Sul respondendo por 79% do volume até agora exportado e gerando pouco mais de 78% da receita cambial obtida pela carne de frango.
Porém, registra-se aqui diferença sutil em relação aos resultados registrados entre janeiro e julho de 2020: embora tenha aumentado o volume exportado em mais de 5%, a Região Sul sofreu ligeira redução na participação global – tanto em volume, como em receita. E quem mais contribuiu para essa perda foi a Região Norte que, por sinal, também superou a Região Nordeste, tornando-se a quarta principal Região exportadora do Brasil.
Fonte: AviSite