A Arábia Saudita decidiu suspender a implementação da medida que exigia a redução no prazo de validade da carne de frango congelada importada para três meses, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na segunda-feira (16).
A ABPA disse que a decisão das autoridades sanitárias sauditas acolhe argumentos apresentados por nações exportadoras, inclusive o Brasil.
“A acolhida da decisão restabelece os processos de nossas tratativas com o fundamental mercado da Arábia Saudita sob os critérios que norteiam o comércio internacional de alimentos. É uma notícia importante para os exportadores brasileiros, que têm uma sólida e longa relação com este mercado”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.
Em maio, a autoridade sanitária da Arábia Saudita, a Saudi Food and Drug Authority (SFDA), notificou o Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a alteração do regulamento técnico de validade de determinados produtos, reduzindo o prazo de validade de frangos in natura congelados e seus cortes, de um ano para três meses, contados da data de abate.
À época, a BRF disse que a medida poderia afetar as exportações para a Arábia Saudita, que é o segundo maior comprador de carne de frango do Brasil.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil