O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP), vinculado a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento, de São Paulo prorroga até o dia 30 de agosto, o prazo para os municípios responderem ao questionário sobre as ações de políticas públicas de segurança alimentar desenvolvida nos territórios. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLANSAN 2019-2023).
De acordo com a secretária-executiva do Consea/SP, Vanuzia Teixeira, o questionário tem como objetivo identificar as demandas para apoio à implementação da política municipal de segurança alimentar, como instalação de conselhos municipais e câmara intesertoriais, e ainda apoio para a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN). “O secretário Itamar Borges aposta no apoio aos municípios para atendimento a compra da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de outras compras públicas”, frisa.
Além disso, Vanuzia Teixeira ressaltou que cada vez mais os municípios precisam estar preparados para buscar recursos em todas as esferas, e as condicionalidades para que esses recursos venham para as cidades está , muitas vezes, aliada a estrutura da política pública local. “Promover direito humano à alimentação adequada é um dever de todos nós, principalmente, com o agravamento da pandemia”.
O link https://forms.gle/qFJr6vGatyTbe7Hz7 estará disponível até o dia 30 de agosto para o preenchimento eletrônico. Outras informações: consea@consea.sp.gov.br
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo