O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, e o coordenador da APTA, Sergio Tutui, visitaram hoje o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC), em Jundiaí.
O Centro é referência no Brasil e exterior em pesquisas relacionadas à tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e segurança do trabalhador. Desenvolve também estudos em máquinas, equipamentos e componentes agrícolas, engenharia de biossistemas, tecnologia de informação e gestão agroambiental.
O grupo foi recepcionado pelo diretor do Centro de Engenharia e Automação do IAC, Hamilton Ramos, pela diretora substituta do IAC, Regina Pires, pesquisadores e servidores de apoio.
“Ninguém faz nada sozinho. Viemos ver de perto, conhecer o trabalho, ouvir os pesquisadores. Meu papel enquanto Secretário é ser interlocutor dos nossos colaboradores e do setor. Vim me colocar à disposição e trabalhar junto para avançar. Todos os resultados que vocês já deram, queremos ampliar. Se o agro é o que é deve muito a ciência, a APTA, a CATI e a Defesa”, afirmou Borges.
A equipe da Secretaria de Agricultura conheceu o projeto “Jundiaí, lugar de alimento seguro”, realizado em conjunto com a Prefeitura e que busca melhorar a qualidade das frutas produzidas na cidade, e a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxico, que desenvolve treinamentos a agentes multiplicadores.
Eles visitaram também os Laboratórios de Qualidade de Equipamento de Proteção Individual na Agricultura de Vestimentas e de Luvas e Inovação, referências e responsáveis por muitas das normas internacionais da ISO.
A oficina de protótipos também foi visitada. O IAC foi responsável por desenvolver o protótipo da primeira colhedora de café do Brasil.
“O meu negócio a vida inteira foi máquinas, conheço muitos de vocês. Estou muito impressionado, tenho andando por aí e sinto muito orgulho dos nossos Institutos”, afirmou Matturro.
O grupo também passou pelo Laboratório de Qualidade de Sementes, o Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Defensivos e o Tech Móvel, laboratório móvel do programa Aplique Bem, feito em conjunto com a UPL, que treina agricultores de todo o Brasil e em outros sete países para aplicação correta de defensivos.
A visita foi finalizada com a equipe conhecendo os protótipos de podadora e colhedora de uva, em estudo no IAC.
Estiveram presentes também Ricardo Lorenzini, chefe de Gabinete da Secretaria; Claudia Barreto e Juliana Santos, da UPL; Paulo Formaggio, Protect; Roberto Loschi, produtor rural; Eduardo Alvarez, gestor de agronegócio de Jundiaí.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo