Foto: Na última semana, lavouras de café de Minas Gerais e de São Paulo registraram perdas por causa da geada
O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima registrada pela Estação Meteorológica automática naquele local
Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Plataforma de Monitoramento de possíveis Geadas no Brasil já está disponível para os usuários no portal desde o dia 08 de julho de 2021, na aba Tempo > Geadas Observadas.
Aplataforma apresenta um mapa de possíveis ocorrências de geadas baseado nos dados registrados pelas Estações Meteorológicas Automática.
Ao clicar nos balões disponíveis no mapa, é possível capturar o dia, a temperatura e a possível ocorrência. Na tabela também são oferecidas as mesmas informações.
No mapa as informações serão agregadas com o decorrer do tempo, além disso é possível pesquisar o registro de geadas, até os últimos 30 (trinta) dias.
É importante ressaltar que o mapa indica apenas a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima registrada pela Estação Meteorológica automática naquele local. Diferentemente das estações convencionais que contam com um observador meteorológico que visualmente constata o fenômeno e faz o registro da ocorrência e sua intensidade.
Acesse em: https://portal.inmet.gov.br/paginas/geadas
Fonte: MAPA