Sul
Um sistema de baixa pressão atmosférica se forma entre a costa do Paraná e de Santa Catarina, o que, aliado à presença de instabilidades no alto da atmosfera conhecidas como “cavado”, mantém o tempo bastante instável no Sul do Brasil.
Em quase todas as áreas, pode chover a qualquer hora do dia e o sol nem consegue aparecer. Atenção maior ao norte e sul do Paraná, além do litoral, onde os volumes são maiores.
Apenas na fronteira oeste gaúcha e parte da campanha, não chega a chover, mas o tempo segue bem nublado.
As temperaturas seguem bastante amenas.
Sudeste
A chuva se espalha por todo o estado de São Paulo, sul de Minas e boa parte do Rio de Janeiro. No oeste e sul paulista, o dia todo fica bem fechado e o sol nem chega a aparecer, podendo chover a qualquer hora, além dos acumulados serem mais significativos. Na capital fluminense, a chuva chega só durante a noite, na forma de pancadas isoladas. Chove também no norte do Espírito Santo, porém de forma muito passageira e isolada.
Nas demais áreas do Sudeste, nada de chuva e o calor segue.
Frio aumenta e geada deve ocorrer em áreas do Sul na segunda quinzena do mês
Centro-Oeste
O tempo segue bastante instável em Mato Grosso do Sul. Atenção, pois há condição para chuva moderada à forte, além de raios e rajadas de vento. No sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, o tempo segue bastante fechado e o sol nem chega a aparecer, intercalando entre períodos de chuva e céu nublado. N
As demais áreas do Centro-Oeste, nada de chuva, e o calor segue sendo o destaque, assim como a baixa umidade relativa do ar à tarde.
Nordeste
A área da chuva aumenta também para Teresina (PI), boa parte do Ceará e interior do Rio Grande do Norte. As pancadas são mais isoladas e alternam com períodos de sol.
No interior da Bahia, sul do Maranhão, metade sul do Piauí, sul do Ceará e oeste da Paraíba e de Pernambuco, muito sol e calor, além de baixa umidade relativa do ar. Na Região Metropolitana de Salvador, o tempo fica mais fechado o dia todo, podendo chover a qualquer hora do dia.
Norte
A chuva segue restrita à faixa leste e norte do Nordeste. No entanto, na faixa leste, perde força, enquanto que no noroeste do Maranhão ocorre o contrário, com condição para pancadas de intensidade moderada à forte, além de raios. Inclusive, no noroeste do Maranhão, o sol nem chega a aparecer e o dia fica mais fechado o dia todo, além dos acumulados serem mais elevados.
Fonte: Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia