DESTAQUES DO DIA

Recuperação do consumo doméstico de carnes deve ocorrer em 2022

A recuperação do consumo de carnes no mercado doméstico para o ritmo pré-pandemia deverá ocorrer a partir de 2022, dependendo do avanço da vacinação e outras medidas para controle da pandemia, segundo analistas de mercado durante palestra na Agrishow na segunda-feira (24).

O consumo doméstico de carnes foi afetado pelas medidas de distanciamento social para reduzir a transmissão da covid-19 nos últimos 15 meses e os impactos econômicos da pandemia.

O consumo de carnes por meio do setor defood service foi o mais impactado, já que muitas pessoas passaram a trabalhar de suas casas, reduzindo o consumo de comidas em restaurantes.

“A médio prazo, acho que vamos recuperar e voltar a ter um consumo robusto como a gente sempre teve”, disse José Vicente Ferraz, analista da IHS Markit.

“Talvez, já no quarto trimestre (de 2021), a gente possa ter o início de uma recuperação. E aí vai acontecer a recuperação do mercado, lógico que dependendo do controle desta pandemia, mas eu tenho bastante esperança que já em 2022 a gente possa fechar o ano com o consumo completamente normalizado.”

O analista da consultoria Liberali, Régis Liberali, disse que espera uma retomada gradual do consumo doméstico de carnes.

Ele também estima que haverá mudança na maneira de consumo, já que muitas empresas tendem a continuar permitindo o trabalho remoto.

“A pandemia vai forçar que bares e restaurantes, ou seja, o mercado de proteína, se readeque. Mas o nosso consumo interno, a nossa população, não deixou de se alimentar, somente mudou o perfil”, disse.

Ferraz acredita na expansão da demanda por pratos prontos, já que os consumidores que trabalham de casa tendem a buscar praticidade no consumo de alimentos.

Por Anna Flávia Rocha

Fonte: CarneTec

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Recuperação do consumo doméstico de carnes deve ocorrer em 2022

error: Conteúdo protegido!