Brasília (25/05/2021) – Os cuidados com a prevenção ao coronavírus devem continuar mesmo após o início da vacinação para grupos prioritários. Essa é a recomendação dos órgãos de saúde. E para ajudar quem vive no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) leva informações sobre o tema para o meio rural.
Desde o registro dos primeiros casos da Covid-19 no Brasil, em março de 2020, a instituição passou a elaborar uma série de materiais informativos com orientações sobre a prevenção ao coronavírus nas propriedades rurais.
Com linguagem simples e objetiva, contendo ilustrações, os conteúdos em diversos formatos foram elaborados juntamente com instituições parceiras, como o Instituto Lado a Lado pela Vida e os Ministérios da Agricultura e da Saúde.
Cartilhas – As recomendações de prevenção ao coronavírus estão ilustradas em cartilhas e cartazes com detalhes sobre as formas de prevenção à doença, sintomas e medidas sanitárias, como evitar o uso compartilhado de ferramentas e equipamentos e a limitação de acesso às propriedades rurais apenas por pessoas estritamente necessárias.
O material apresenta orientações e medidas de proteção aos produtores e trabalhadores rurais para garantir segurança no ambiente de trabalho, considerando as características dessa atividade essencial para o abastecimento da população.
Acesse a cartilha na íntegra aqui.
Veja a cartilha simplificada aqui.
Confira o cartaz:
Vídeos – Foram produzidos três vídeos sobre questões relacionadas ao acesso às propriedades rurais, limpeza de equipamentos, protocolos de higiene e descontaminação de insumos e objetos para combater a disseminação da Covid-19.
Podcasts – As pessoas que preferem consumir o conteúdo em áudio têm à disposição dois podcasts, entrevistas de rádio disponível na Internet, que podem ser acessados a qualquer momento.
Podcast 1 – acesse clicando aqui
Podcast 2 – acesse clicando aqui
Além disso, os produtores rurais podem acessar o guia Feira Segura, com dicas para a comercialização de produtos alimentícios de maneira segura contra a Covid-19.
Confira: https://www.cnabrasil.org.br/feira-segura
Fonte: CNA