Nas quatro primeiras semanas de outubro o Brasil exportou perto de 246,2 mil toneladas de carne de frango in natura, volume que, distribuído ao longo dos 16 primeiros dias úteis do mês, correspondeu a embarques médios diários da ordem de 15,387 mil toneladas – o correspondente a aumentos de 1,16% e 0,92% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2019.
Portanto, não fosse o fato de outubro corrente ter menos dias úteis que os dois meses citados, a exportação do período tenderia a uma expansão. Mas, projetado o volume atual para os 21 dias úteis do mês tem-se volume em torno das 323 mil toneladas, quase 1% a mais que as 320 mil toneladas de setembro passado, mas perto de 3,5% a menos que as 334,6 mil toneladas de outubro do ano passado.
Porém, paira ainda a possibilidade de o volume exportado ficar aquém do registrado em setembro último. É que, à medida que o mês avança, a média de embarques apontada pela SECEX/ME vem recuando à razão de 1,7% por semana. Assim, mantido esse índice de redução também nesta última semana de outubro (cinco dias úteis), o total mensal pode ficar em torno das 317-318 mil toneladas.