Com objetivo de dar maior visibilidade, o local reúne diversos produtos e facilita o contato entre agricultores e consumidores.
Sempre em busca de inovar e levar melhores condições de produção e comercialização aos produtores rurais é que o Sistema FAESP/SENAR-SP e Sindicatos Rurais trabalham. Pensando nisso, a partir do Programa Novo Olhar, foi estruturado e lançado no sindicato rural de São José do Rio Preto-SP, noroeste paulista, o “Espaço do Produtor”. O local é um ponto de apoio e importante alternativa para aquisição de produtos, aproximando agricultores e consumidores.
Inédito no Estado de São Paulo, o Espaço do Produtor Rural surgiu após a realização do Programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural pelo sindicato rural, com agricultores familiares na região de São José do Rio Preto.
“Através do programa, enxergamos que o produtor tinha uma organização frágil: sabe produzir, mas com dificuldades para comercializar. Então, dentro desse programa, trabalhamos o fortalecimento do indivíduo através da organização comunitária e assim, ampliando tanto a sustentabilidade dos agricultores no campo quanto a produção agrícola, mostrando ao grupo novas possibilidades de comercialização”, explicou Regilene Oliveira, coordenadora de cursos do SENAR-SP no sindicato rural de São José do Rio Preto.
Idealizado pelo presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, o Programa Novo Olhar foi elaborado pelo Departamento de Promoção Social do SENAR-SP e tem como objetivo desenvolver habilidades e atitudes pessoais e profissionais, na prática da organização comunitária, como instrumento para o fortalecimento dos produtores de forma sustentável.
No município de Rio Preto, o programa foi desenvolvido durante três meses, sendo dividido em seis módulos e com a participação de 15 produtores rurais da região. Segundo a coordenadora do SENAR-SP, ao longo do programa, foram observadas as características de cada aluno e o que cada um poderia melhorar e contribuir para o grupo. Também foi realizado um levantamento das características do município e da região, além da formalização dos produtores, visto que a grande maioria trabalhava na informalidade, produzia e vendia sem uma sistemática de trabalho.
“Esse espaço é um dos resultados de uma organização comunitária, conclusão da primeira turma do Programa Novo Olhar de São José do Rio Preto e reflete a união do grupo, a formalização de todos e também a certificação para impulsionar a produção de alimentos orgânicos e convencionais”, comentou Oliveira.
A ação conjunta, entre Sistema FAESP/SENAR-SP e Sindicato Rural de São José do Rio Preto, faz parte das novas diretrizes que visam o apoio e incentivo ao agricultor paulista, agregando valor aos produtos, maior visibilidade e geração de novas alternativas de mercado e negócios, conectando produtores e consumidores e assim, contribuindo para o desenvolvendo sustentável da economia local e regional.
“O pequeno produtor não parou de produzir e precisa ser apoiado para gerar a comercialização de forma direta, possibilitando um ganho através do ponto de apoio, e acreditamos que estamos inovando e incentivando os pequenos produtores da região”, finalizou Sérgio Expressão, presidente do sindicato rural de São José do Rio Preto.
Fonte: FAESP/SENAR-SP