Com grandes palestrantes internacionais e de renome na grade de programação, Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, promovido pela Apabor, já se firma como grande evento do mês de novembro! O Ciclo, que já chega a sua 12ª edição, acontece de 25 a 27 de novembro e será 100% online, mas com formato híbrido: alguns dos palestrantes estarão presentes no local do evento, mas a transmissão será feita de forma virtual para os inscritos.
Jom Jacob, grande analista indústria da borracha, abre oficialmente o Ciclo diretamente da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, com uma palestra sobre as perspectivas para o mercado internacional. O pesquisador Dominique Garcia, da Cirad – organismo francês de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas – também participará do Ciclo, fazendo parte de um Painel Técnico, diretamente da cidade francesa de Montpellier, abordando o estado da Produção Científica na Heveicultura.
Outro palestrante internacional é Salvatore Pinizzoto, secretário-geral da International Rubber Study Group, que vai discutir o Panorama Estratégico Mundial para a BorrachaNatural, diretamente de Cingapura.Isso sem contar os grandes nomes nacionais que também compartilharão seus conhecimentos com os participantes.
“O ciclo, por mais um ano, trará os melhores profissionais do mundo da heveicultura para discutir os desafios atuais do setor. Os temas escolhidos são bastante relevantes para o produtor no cenário atual e agradarão, com certeza, a todos os participantes. Os valores já entraram no segundo lote e, apesar de ser um evento online, estamos trabalhando com lotação máxima de público por conta da plataforma. Portanto, o ideal é já garantir o seu convite para não ficar de fora, pois a procura está grande. Os convites do primeiro lote já esgotaram”, comenta Diogo Esperante, diretor Executivo da Apabor.
Os demais palestrantes serão revelados em breve. As inscrições têm investimento de R$ 70,00 até a virada do 2º lote, e podem ser feitas por meio do site da Apabor. Este ano, a Associação homenageia Wanderley Sant’Anna, vice-presidente da entidade e grande entusiasta do Ciclo de Palestras – falecido no último dia 24 de agosto; depois de 24 anos, esta será a primeira vez que o evento acontece sem a sua presença.
Confira a programação:
25.11 – 9h10
Palestra de abertura
Tema – Perspectivas para o Mercado Internacional
Palestrante
Jom Jacob (ANRPC) – Analista indústria da borracha (Rubber Industry Analyst)
26.11 – Sala 1
8h30
Tema – Produção de Mudas no Mundo
Erivaldo Scaloppi – Pesquisador Científico VI do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico.
10h
Tema – Painel Técnico Científico: o estado da Produção Científica na Heveicultura
Palestrantes:
Ivo Cairo – Gerente de pesquisas sênior na Michelin
Dominique Garcia – Pesquisador CIRAD
Erivaldo Scaloppi – Pesquisador Científico VI do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico
26.11 – Sala 2
10h
Tema – Gestão e Sucessão Familiar na Heveicultura
Palestrante: Silvia Hage – Sócia advogada – Hage Advogados Associados
11h20
Tema – Segurança Jurídica na Heveicultura
Palestrante: Tatiana Michele Venturinelli de Souza Aguiar – Advogada no Hage Advogados Associados
27.11 – Sala1
8h30
Tema – Panorama Estratégico Mundial para a Borracha Natural
Palestrante:
Salvatore Pinizzoto (IRSG) – Secretário-geral da International Rubber Study Group
10h00
Tema – Diagnóstico de Látex No Brasil: avanços e futuro
Palestrantes:
Ana Scomparin (Laboratório Labolatex) – Pesquisadora com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola
Renato Arantes – Biólogo e Técnico Agrícola, responsável técnico da Noroeste Borrachas
Sobre a Apabor:
No dia 20 de novembro de 1992, em São José do Rio Preto (SP), foi realizada a primeira reunião para a abertura e fundação da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha. A Apabor é uma sociedade civil sem fins lucrativos com atuação em todo o território do Estado de São Paulo.
Seus objetivos são: assistir os produtores e beneficiadores de borracha natural associados em todos os seus interesses comuns, a fim de possibilitar-lhes maior proteção e maior valorização técnica de seus produtos; manter relações com sindicatos e federações, bem como entidades oficiais ou particulares, que possam facilitar ou colaborar com a Apabor para a consecução dos seus fins; colaborar com os órgãos do governo, na elaboração, implantação, proteção e execução de programas relacionados com o desenvolvimento agrícolas, industrial e tecnológico do País, principalmente quando referentes às atividades da política da borracha e sua produção, beneficiamento e industrialização.
“Somos a maior associação de produtores e beneficiadores de borracha natural do Brasil e representamos um Estado responsável por 64% da Produção Brasileira! Nossos membros beneficiadores representam 70% do mercado nacional de beneficiamento de borracha natural”, completa Diogo Esperante, diretor executivo da Apabor.
Serviço:
12º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista
Data: 25 a 27 de novembro de 2020
Horário: a partir das 8h30
Programação completa e inscrições pelo site:
http://www.apabor.org.br/ciclo2020
Valores a partir de R$ 70,00
Fonte: Assessoria