DESTAQUES DO DIA

Coluna de Diogo Esperante – NOTÍCIAS E DESPEDIDA

Olá amigo da seringueira!

Dólar recua 4% mas internacional continua em alta enquanto Trump convoca boicote a Goodyear, Tailândia de olho no mercado de luvas e mercado de veículos brasileiro de recupera em “V”.

Em uma nota de tristeza, o Brasil de despede de Dr. Wanderley Sant’Anna.

Na semana a TSR continuou avançando em meio a queda nos estoques da Bolsa de Xangai, avanço da economia chinesa, queda na produção asiática assolada pelas chuvas e avanço do petróleo.

Na semana a TSR20 seguiu avançando e terminou o período a USD1,33 o kg do contrato front month.

O dólar por sua vez recuou frente a cenário internacional favorável fechando a semana a 5,46 o dólar de compra PTAX.

Esta combinação está levando a projeção da referência GEB-10 OUT e NOV a impressionantes R$8,02 uma forte alta de 18,14% frente aos atuais R$6,79 válidos agora para AGO e SET.

Na semana vários destaques:

– O sentimento negativo causado pela preocupação com a segunda onda da pandemia e a deterioração EUA-China relação diplomática foi compensada por um conjunto de fatores favoráveis ​​que incluem (1) esperanças renovadas da recuperação econômica, especialmente na China, (2) declínio no estoque de entrega mantido nos armazéns designados da Bolsa de Xangai, (3) pressão do lado da oferta causada pelas chuvas nos principais países produtores e (4) uma recuperação adicional dos preços do petróleo bruto.

– O presidente Donald Trump está conclamando seus apoiadores a não “comprarem pneus Goodyear” após relatos de que a política de tolerância zero da empresa não permite que os funcionários usem chapéus do MAGA (Make America Great Again) e outros slogans ou materiais políticos afiliados.

“Consiga pneus melhores com muito menos!” dizia o Twit de Tump.

O presidente-executivo da Goodyear Tire (GT.O), Rich Kramer, disse na quinta-feira que a empresa havia esclarecido sua política para deixar claro que os funcionários podem usar roupas expressando apoio à aplicação da lei após enfrentar um boicote do presidente dos EUA, Donald Trump.

Já os Democratas não perderam a vez e soltaram campanhas criticando a ação do Presidente chamando ele de irresponsável com a vida dos trabalhadores da cidade de Akron, sede da Goodyear. Bom, ao que parece a gigante mundial de pneus virou ferramenta de guerra na campanha presidencial o que lhe custou no início da semana 6% de perda de valor de mercado. A seguir cenas dos próximos capítulos.

– Estoques em baixa na bolsa de Xangai e chuvas nas grandes regiões produtoras mantiveram a noção de escassez nos mercados que seguiram apreciando a Borracha Natural.

– Enquanto isso Tailândia anuncia plano audacioso para se tornar maior produtora de luvas cirúrgicas do mundo com objetivo de dobrar sua capacidade produtiva e ultrapassar a vizinha Malaysia que de quebra corre risco de ficar sem matéria prima.

– Por fim, mercado de veículos brasileiro apresenta recuperação em V com grande avanço a partir de JULHO deixando uma luz no fim do túnel.

Foi uma semana triste no Brasil. O setor da Borracha Natural se despediu do grande Dr. Wanderley Sant’Anna.

Presidente da Apabor no final da Década de 90 e depois novamente em 2012 era atualmente vice presidente da instituição e membro assíduo das reuniões.

Um grande homem conhecido por sua habilidade interpessoal, carisma e simpatia fará falta nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhece-lo.

Um dos percursores do Ciclo de Palestras da Apabor, Wanderley será homenageado no evento deste ano que será a primeira edição em 24 anos que não terá sua ilustre presença.

Pois faremos ele presente! Saudades amigo!

Diogo Esperante

Diretor Executivo da APABOR para o Jornal Campo Aberto

Ouça a coluna abaixo:

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Coluna de Diogo Esperante – NOTÍCIAS E DESPEDIDA

error: Conteúdo protegido!