O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul entrou com uma ação civil pública na terça-feira (25) com pedido de liminar pedindo afastamento imediato dos empregados da JBS Aves em Montenegro (RS).
Além do afastamento remunerado dos funcionários, o MPT também pede que a JBS realize triagem médica para identificar a situação de saúde dos empregados e aplique testes de identificação da covid-19.
Há 36 casos confirmados de covid-19 na JBS Aves em Montenegro, segundo o MPT. Os procuradores alegam que há outros 301 trabalhadores com sintomas compatíveis com a covid-19 que não foram submetidos a testes para a doença.
O MPT considera que a JBS não cumpre integralmente medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e pelos próprios protocolos de prevenção, após investigação na unidade.
Esta é a sétima ação ajuizada pelo MPT contra a JBS no Rio Grande do Sul desde o começo da pandemia.
A JBS tem defendido que adota medidas de proteção dos funcionários em conformidade com a portaria interministerial sobre o tema e segue as orientações de médicos infectologistas especializados e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil