Levantamento do novaCana compara os resultados operacionais e financeiros de grupos de açúcar e etanol na temporada encerrada em março deste ano; dados envolvem resultados líquidos, receitas, despesas, estoques, dívidas e outros pontos
A safra de cana-de-açúcar 2019/20 no Centro-Sul alcançou uma moagem de 590,36 milhões de toneladas, conforme números da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). A temporada foi marcada por um crescimento anual na moagem de 3%, a qual teve um grande volume direcionado para a produção de etanol, aproveitando um momento de mercado aquecido para o biocombustível.
Os resultados financeiros das usinas no período refletem este cenário, com diversas companhias registrando aumentos de produção, de receita líquida e de lucro.
O novaCana reuniu dados operacionais e financeiros de 14 grupos sucroenergéticos de diferentes portes, que somaram um processamento de 224,96 milhões de toneladas de cana na safra 2019/20 – montante equivalente a 38,1% da moagem da região Centro-Sul.
São elas: Raízen Energia, Biosev, Atvos, São Martinho, Tereos, Coruripe, Adecoagro, Zilor, Colombo, SJC Bioenergia, Cerradinho, Batatais, Clealco e Balbo.
Para comparar estes desempenhos, foram utilizados 20 diferentes indicadores, que colocam os resultados das empresas em uma mesma perspectiva, seja em relação à tonelada de cana, à capacidade de lucrar, às dívidas, ao tamanho da empresa (ativo ou patrimônio líquido) ou outros aspectos.
O acesso aos gráficos e ao texto completo está disponível com exclusividade aos assinantes do novaCana.
Fonte: novaCana.com